Quem: a Rainha (e o jubileu)

quarta-feira, junho 06, 2012 Aline 0 Comments


Sem dúvidas, esse é o ano da Inglaterra: é impossível não ver pelo menos umas 3x por dia a palavra Londres na TV. Como se não bastasse sediar um dos eventos mais mundialmente famosos (Olimpíadas), nesta semana a Terra da Rainha brilhou como um diamante (trocadilho?).
Isso aí: desde 1952 ela ocupa o trono - exato, Elizabeth II faz seis décadas como Rainha. E mais: dizem que ela é a única na história a celebrar tal jubileu.  
                           Elizabeth II acena para o público enquanto atravessa o rio Tâmisa  Foto: AP
Há alguns meses, um colega britânico comentava todo empolgado: 'Em Junho eu irei à Londres para ver o Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth'. Hein? Eu não tinha noção do quanto isso era importante para eles, mas o evento realmente parou o país. É lindo de ver a devoção dos ingleses pela realeza e tudo que ela representa, não só na história, mas na rotina e economia.
Pra ter uma noção numérica, a rede BBC atingiu o pico de 65,4% de audiência no momento que a família real subiu ao palco, durante a festividade. Isso equivale à aproximadamente 16,9 milhões de telespectadores!
O desfile de mil embarcações pelo rio Tâmisa conseguiu reunir cerca de 1 milhão de britânicos em sua margem. É como se toda população de Santa Bárbara d’Oeste fosse multiplicada por 5 e se aglomerasse! Dá pra imaginar?
                      Súditos vibram com a aparição da rainha, em frente ao palácio de Buckingham  Foto: AP
Sem contar como isso faz a economia ferver, né? Em tempos de crise, espera-se que os britânicos gastem o equivalente a mais de 2 bilhões de reais durante as comemorações nesta semana, especialmente em lembrancinhas como biscoitos e as famosas cerâmicas inglesas - como as xícaras de chá.
Lindo? Diria mais… magnífico! Glamour, brilho, elegância, realeza, comemoração… são tantas palavras para definir que eu vou escolher apenas uma: AMOR. Não imagino um brasileiro comemorando dessa forma algo que representasse sua pátria; Nem tão pouco comprando xícaras com fotos de um casal de políticos, como muitos ingleses compraram quando o Príncipe William se casou com Kate Middleton. O que eles sentem é muito acima. É paixão pelo país que vivem. Eles realmente VIVEM isso!
Fontes: aqui / aqui / aqui

0 comentários: