Futebol Americano

terça-feira, setembro 10, 2013 Aline 3 Comments



- Afinal, o que é futebol americano?


Vamos definir da forma mais fácil de entender: é aquele que os caras fortões colocam capacete, jogam uma bola de formato de ovo de páscoa e correm uns em direção aos outros como se fossem touros, trombando como asteróides colidindo com a Terra e resultando num montinho violento. Pronto, agora quem entende do assunto, me bate. Ok, Ok... eu já entendo um pouquinho e só quis fazer graça. Mas é melhor deixar quem joga explicar, né?

Agora vamos definir de uma forma CORRETA!O football consiste em um jogo com 11 jogadores de cada lado. Cada jogador tem exclusivamente sua função, ou seja: 
O cara rápido, o running back (RB) corre com a bola no meio dos gaps (buracos) que os caras grandes, os offensive linemen (OL), abrem. Defesa, os caras enormes, os Defensive linemen(DL), tentam empurrar os Offensive linemen para tentar chegar no quarter back (QB).  Nesse momento, entram em ação os outros ‘caras’ temos o linebacker (LB) que é o cara forte e rápido que fecha as brechas e pegam as sobras dos DLs.         Olhando mais aberto, temos os Wide Receivers (WR), os quais são os recebedores de passe e esses são diretamente pressionados pelo Corner Back (CB). Em casos de Cagadas, temos os Safeties (S), os quais devem pegar todas as sobras possíveis e impossíveis. SIM, o futebol americano é realmente um xadrez humano! Para começarmos a entender o jogo, devemos ter em mente a regra principal:         
4 downs para andar 10 jardas. Ai vc vem e fala “Ô Marcus, traduz saporra ai pra nós...”. Vamos lá: simples e direto - temos 4 chances para andar 9,14400m no campo. Tendo isso em mente, conseguimos entender o porquê de às vezes não haver troca de time durante o jogo.
Ahhh, vale lembrar tbm que um time de FA tem em media 50 jogadores, ou seja, 11 ataque, 11 defesa, 11 punt team, 11 kickoff and Field goal e mais uns reservas...Devo citar também que o TOUCHDOWN (TD) e quando um jogador recebe dentro ou cruza a endzone com domínio da bola. Este vale 6 pontos. Após um TD, temos o ponto extra, que pode valer 1 ou 2 pontos. Vale 1 se o time optar por tentar chutar para o Field goal, que é chutar entre as traves amarelas. Para valer 2 pontos, é necessário que o jogador receba ou cruze a endzone com domínio da bola. E ainda temos mais um jeito de pontuar, que é o Field Goal, o qual pode ser tentado a qualquer momento do jogo e em qualquer distancia. Este vale 3 pontos e pode decidir uma partida...Ahhhhhh, já ia esquecendo, temos o safety também. Esse jeito de pontuar e quando o ataque perde espaço e o jogador, normalmente o QB e tackleado (derrubado) dentro da endzone - este vale 3 pontos também. Bom, depois desse semi guia para o FA, deixo vcs again com a Pequena Inácio, digo Aline Inácio...
Scrimmage Line - encontro da tourada ;)
Obrigada, Marcus! Se depender de você, todos abandonarão o soccer e migrarão pro football, como eu fiz! ;)

Dando a MINHA versão, o futebol americano nada mais seria do que um 'rouba-bandeira' de gente grande. Enquanto tem a galera que tenta avançar pro outro campo, tem a defesa do time adversário impedindo. Ao mesmo tempo, tem o cara que vai correr pra chegar lá antes que todo mundo. Viu só?! Easy! ;)


Dando sequencia, reza a lenda (ou pelo menos alguns sites do Google) que o Football nasceu durante uma partida entre a universidade de Harvard e a universidade de Yale, em meados do século XIX. Só que um time jogava de um jeito diferente do outro: enquanto um jogava com as regras do rugby, o outro jogava com estilo próximo ao futebol europeu. Pretendendo um acordo, Yale assimilou as regras do rugby e Harvard, o modo de correr com a bola na mão.

Nos Estados Unidos, eles dão um nome pra cada coisa, diferente da Europa:  football e soccer, cada um no seu quadrado. Não ouse chamar o esporte da bola redonda do mesmo nome da bola oval (ou prolate spheroid , matematicamente falando), que os americanos não vão gostar.

- Ligas Americanas (equipes ou times)

A divisão das 32 equipes é feita em duas conferências, a American e a National (Football Conference) – AFC e NFC, da NFL – National Football League. Em cada uma delas jogam 16 equipes (ah, jura? #kumon) e no final, as campeãs das duas disputam pra saber quem é a melhor.

Esse jogo, que é a final do campeonado, é chamado de Superbowl - o grande evento que algum cantor famoso faz um mega show e os USA literalmente pára para assistir. Neste ano, Beyoncé cantou. No próximo, será Bruno Mars. O que pra nós, brasileiros, pode ser somente uma final de futebol americano, para eles, é O DIA.   

A temporada geralmente começa em Setembro, e os playoffs (leia-se ‘mata-mata’ – um time vai eliminando o outro em chaves até chegarem a final) rolam lá pra Janeiro. Em fevereiro, ocorrem os dois eventos: o Superbowl – já explicado acima – que é a final, e o Probowl, que é um jogo ‘das estrelas’ o qual atuam alguns dos melhores jogadores de cada conferência, no Hawaii. Não tem o peso do primeiro evento, e tampouco a mesma importância, mas já é fixo no calendário. Ou seja, é um jogo apenas de exibição, nas palavras do próprio Marcus.

Vamos então apresentar as equipes americanas:



Tem MUITA coisa para se falar, ainda mais quando se tem ao lado um namorado que além de jogador, é uma pessoa que 'respira' o esporte. Com o tempo, aprendi bastante sobre o esporte e realmente, nosso
futebol acabou perdendo a graça. É, obrigada mesmo, Marcus!

Pra quem não entendia, deu pra ter uma noçãozinha?

Se não deu, convido a trocar uma ideia com ele. Pode ter certeza... vai contagiar! :)

Hurry Hurry Hut! :) 

(Não sabe o que significa? Assista a um jogo do Broncos!)

Mais infos?

http://www.nfl.com

3 comentários:

  1. Um jogo cujo qual possui mais estratégias do que regras!
    Concordo com o caça-bandeiras, é um saco pra entender esse jogo!
    huahuahuhauhahaua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser um saco, mas os QBs são sempre bonitões (Aline apanhando em 3,2,1...) :P

      Excluir
  2. Uiaaaaa, e nao e que vc realmente sintetizou a NFL em alguns paragrafos??? :)
    Realmente gostei desse post e seria interessante pra mostrar pro pessoal que esta começando a assitir football, pois assim a galera nao escreveria WINDE RECEIVER...kkkkkk
    Alias, pq vc nao comentou sobre o famoso CANE CUTTERS??? :P
    www.canecutters.com.br
    #fikadika

    Loveu!

    ResponderExcluir