Visto Americano (DS160 + agendamento entrevista)

terça-feira, setembro 17, 2013 Aline 2 Comments


Tipos de Vistos – qual solicitar?

Óbvio: para entrar nos USA, nós brasileiros DEVEMOS ter o visto. Não é nem preciso promover uma longa explicação sobre, certo?

Para quem vai só visitar (tipo Disney/NY ou torrar grana em Miami), peça o visto de TURISMO (B2). Para quem trabalhae talvez precise ter alguma reunião ou treinamento, solicite o visto de NEGÓCIOS (B1). Lembrando que este último não se aplica a quem pretende trabalhar lá por mais de 90 dias – mas sim, somente para quem vai ao país A CARÁTER de negócios. Para trabalhar mesmo, há outro tipo de visto (mas esse blog ainda não possui vínculo ou parceria com algum despachante, sorry :p).

No caso do programa AuPair, o visto é o J1 – Exchange Visitor - que também se aplica a quem vai fazer um outro tipo de intercâmbio.

Quando solicitar?

A partir daqui, falamos sobre o visto de AuPair baseado em minha opinião, ok? :)

1. Não se preocupe com isso antes mesmo de estar online. Nesse período, procure preencher seu APP e se dedique a isso. Se quer passar bem o tempo, faça montagens de fotos, pense no que colocará no vídeo e não deixe por último o formulário médico. Ficar lendo blogs com relatos de quem teve visto negado, nessa etapa, só vai atrapalhar – vai por mim!

2. O momento indicado para começar a preencher o DS-160 é quando: 

- Já teve o match;
- Já recebeu o DS-2019 + Taxa Sevis paga pela agência americana (no meu caso, AuPairCare). Você precisará de informações contidas nesses documentos, então não compensa fazer nada sem eles em mãos.

Preenchendo o DS-160

Antes de ligar o computador e entrar no site para começar a preencher, tenha em mãos:  - Passaporte 
DS-2019 + Sevis 
Endereços e dados da host family 
Endereços e dados de 2 pessoas de contato no Brasil (não pode haver parentesco) 
Foto digital 5x7 em alta resolução. Se não tiver, terá que preencher tudo, salvar e retomar em  algum outro momento, como fiz.

Dicas para a foto 5x7
Fundo branco; 
Não sorria (é, NÃO sorria meu bem!); 
A blusa/camisa NÃO pode ser branca e tampouco decotada ou com ombros a mostra; 
Mínimo de maquiagem e nada de brincos e adereços; 
Testa e orelhas a mostra.
 Sim, será uma das fotos mais sérias e feias já tiradas na vida!

Pronto, agora vamos preencher o DS-160.
Ao contrário do que li em muitos blogs, não, não trava toda hora. Comigo, não travou uma vez se quer! Mas, certifique-se de fazer SOMENTE isso e feche abas de Facebook e qualquer outra coisa que coopere para gerar lentidão ou travar seu navegador. A culpa muitas vezes é colocada no sistema, mas nós não cooperamos também! :)
      Sim, está em inglês! (Afinal, vc está indo pros USA, não!? :p)

Clique em Start an Application
Dica valiosa: salve tudo, antes de ir para a próxima página. Navegador pode travar, a energia ter um pico, o mundo acabar – mas perder o que já foi feito? No way. Prevenir do que remediar!

Após preencher todas as informações pessoais (creio que não convém colocar cada um dos tópicos aqui. Não é tão complicado – só é um pouco extenso, com perguntas sobre a vida escolar, profissional e algumas questões sobre segurança - e se tiver todas as informações em mãos, em uma hora terá terminado tudo), é hora de agendar a entrega dos documentos e a entrevista no consulado.

Para agendar, é outro site. Nessa hora, eu ‘apanhei’ um pouquinho – ano passado eles modificaram algumas coisas, inclusive os links que eu tinha salvo, já não serviam mais. Anyway, a info tá fresquinha aqui:

  Nesse site, é tudo em Português e será feito em três etapas: como será feita a entrega do passaporte (retirada no CASV ou envio via Sedex p/ residência); agendamento da entrega dos documentos no CASV e entrevista no consulado. Antigamente, estes dois últimos eram feitos em uma única data, só que com a mudança que rolou ano passado, decidiram dividir os processos. No primeiro dia, só vão conferir se está tudo em ordem. No segundo, aí get ready porque é o tal dia D.
 
 Através deste site mesmo é feito o pagamento da taxa consular, no valor de USD 160,00. Pode ser pago via boleto ou no cartão de crédito (nesse último, é cobrado IOF).

   Em resumo, acho que é isso! :) Espero ter ajudado!

 Agradecimento especial ao Marcus (como sempre) por ter me ajudado e muito! E ao  Sérgio, por também ter aturado minhas dúvidas nessa fase do processo.

2 comentários:

  1. Aline também é informação... hahahaha

    Post mto bom!

    ResponderExcluir
  2. Não pretendo fazer AuPair maaaaaas, lí tudim =)
    Caso eu vá, já sei o que fazer pelo menos hahahaha
    Continuo orgulhosa pela dedicação e paciência de ajudar outras pessoas.

    ResponderExcluir