Obtendo Passaporte

quinta-feira, novembro 21, 2013 Aline 1 Comments


Anteriormente fiz dois posts sobre o processo para obter o visto (esse sobre preenchimento do DS-160 e agendamento e esse sobre o dia da entrevista) - no caso, J1 - intercâmbio e estudos. Mas para chegar lá, é preciso primeiro pensar no passaporte. Mas pode ficar bem sussa que essa é a parte mais fácil e rápida. 

Acesse o site da Polícia Federal, e clique na sessão Requerer Passaporte. Quer o link? Basta clicar aqui que vai direto: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte

Vá ao segundo tópico e clique em Solicitar emissão de Passaporte.

Preencha os dados. Tenha em mãos RG, CPF e título de eleitor (além do número vão pedir a zona eleitoral e sessão, então já vai procurando na gaveta). Também pedirão informações simples, como nome dos pais e endereço. 

Na quarta aba, deverá solicitar o local de atendimento. Aqui na minha região temos Piracicaba (na Polícia Federal do São Dimas e agora também no Shopping, que foi onde fiz o meu. Não estava muito lotado no dia e fui atendida na hora agendada) e Campinas.

Ao submeter, abrirão duas guias: uma com boleto de pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União) e outra com os dados do agendamento. Esse boleto deve ser pago ANTES do dia agendado, pois o comprovante de pagamento deverá ser apresentado na ocasião. O valor é de R$ 156,00 por passaporte. 

Prontinho. Agora é só se preparar, levando os documentos originais e por segurança, as cópias (eu costumo levar cópias sempre, 'vai quê', né?!).  Em resumo, CPF - RG - Título de eleitor + comprovante de voto na última eleição. Se perdeu ou não guardou, pode ir até o cartório eleitoral da cidade que emitirão um comprovante (não precisa agendar, é só aparecer por lá que fazem na hora - eu tive que fazer isso!).

Veja a relação dos documentos, com exceções e especificações neste link: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/documentacao-necessaria

Espero ter ajudado! :)

Um comentário: