Dúvidas da primeira viagem

quinta-feira, agosto 21, 2014 Aline 4 Comments

Aí você se dá conta que não basta fechar o contrato com a agência em relação a escola + estadia, assim como a passagem aérea. Tem muitos pequenos pontos que começam a brotar e como um pequeno monstrinho, começam a causar inseguranças, dúvidas e medo.

Organizar a primeira viagem internacional não é lá algo tão fácil.
Pela primeira vez estou tendo a feliz oportunidade de ajudar uma de minhas amigas mais próximas a planejar o intercâmbio, e posso ver nela muito do que aconteceu comigo.

Começamos a saga de posts com algumas questões que vão aparecendo aos poucos.
Minha truta Lígia listou os monstrinhos que andam pairando por sua cabeça:

  1. Ficar sem dinheiro por lá
    Será que o que estou planejando guardar/comprar é suficiente? E se a grana acabar?
  2. Me perder
    #Comofas quando chegar no aeroporto? Quando for dar um rolê? E se me perder na rua, sem GPS e não houver ninguém?
  3. Não conseguir me comunicar no idioma
    Como pedir algo além do Mc Donald's? Convivência com a host family? Na classe, com alunos e professor? Vou entender as explicações?
  4. Não conseguir me comunicar com as pessoas do Brasil
    Como ligar para a família avisando que cheguei bem? Posso usar meu celular, o 3G? Ligação a cobrar, qual o número e como é?
  5. As tomadas lá, como são?
  6. Se eu quiser usar meu secador, ele vai funcionar?
  7. Diferenças culturaisVou me adaptar a comida? E banho, poderei tomar todo dia? ‏
  8. Será que vou conseguir fazer amigos?‏
    Como se aproximar, entender os diferentes sotaques? Gente pra sair, passear?
  9. E se meus hosts não gostarem de mim ou vice-versa?
    Posso trocar? O que fazer para me adaptar? Preciso levar presente? Devo jantar com eles?
  10. Uso lavanderia? Como passar a roupa?
  11. Preciso fazer alguma atividade de limpeza doméstica?
  12. Será que vou levar coisas suficientes na bagagem?
    O que levar, o que deixar?

Vamos abordar tópico por tópico em posts futuros! :)

E você aí, sentiu esses mesmos receios em sua primeira viagem? Se não viajou ainda, o que te dá mais medo?

4 comentários:

  1. Que bacana você tirar essas dúvidas, Aline! São alguns detalhes que exigem uma boa pesquisa, é ótimo que você tire as dúvidas num lugar só, aqui no seu blog :)
    Viajar sozinho pode ser um desafio e tanto mas eu super recomendo. É una experiência única!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa,
      Sem dúvida é uma experiência única, né? Todo mundo precisa um dia sair por aí sozinho e se descobrir! :)

      Beijos

      Excluir
  2. Ah, que interessante que esses tópicos vão virar posts! Eu tive sorte quando fiz intercâmbio da primeira vez, pois me deram uma folha com perguntas para eu fazer pra minha host family, tipo o que eu ia limpar na casa, se era eu que ia lavar minhas próprias roupas, coisas pra ajudar o convívio familiar, etc. Foi muito bom hehe

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela,
      A agência (CI) só confirmou minha família uns 3 dias do embarque! :/ Eles dizem que a escola avisa assim, em cima da hora... A única coisa que soube na "cartinha" é que eles curtiam "bird watching"... até eu entender o que era isso... hahaha!

      Beijos!

      Excluir