DICAS: APPS ÚTEIS PARA VIAGEM

quinta-feira, abril 30, 2015 Marcus Vinicius Castellucci Fermino 3 Comments




Olá galerinha do rolê!

Hoje estou aqui para falar de alguns programinhas interessantes para se usar quando viaja. Temos de tudo um pouco - desde GPS, passando por checklists e indo até programas de cambio. São velhos conhecidos e talvez muitos de vocês conheçam, mas quem viaja pela primeira vez sempre tem dúvidas e sabe que se está no vamospralgumlugar é porque funciona! :P

Bora começar então?

1) PARA SE ORGANIZAR: WUNDERLIST

Primeiramente vou lhes apresentar o Wunderlist, um programa para criar checklists para tudo, desde coisas a colocar na mala, aquelas comidas tipicas que não podem faltar no seu rolê, presentes para os hosts e assim por diante.



Como vocês podem ver, ele e bem intuitivo para se inserir listas. Ahhhh, você ainda pode convidar alguem para poder incluir itens ou checar junto contigo! Também funciona online pelo computador, dando pra acessar todas suas tarefas

Eu a a Aline ja usamos varias vezes, inclusive testamos outros apps até mais famosos, mas achamos esse mais fácil e simples - adaptação foi bem rápida. Inclusive tem uma lista enorme de filme que fizemos em uma das viagens, mas sacoméné? Nem sempre damos aquele gás pra assistir todos aqueles filme :P


2) PARA CONVERSÃO DE MOEDAS: XE CURRENCY

Vamos agora para um programa de câmbio! Não é câmbio de câmbio desligo do wakie talkie, mas sim um programa de conversão de moedas em tempo real. 

Sabemos que o tanto o dólar, o euro e a libra estão num valor astronômico ultimamente, então nada melhor que se atentar aos preços e não gastar mais que o planejado. Claro que quem converte não se diverte, mas é sempre bom ter o pé no chão e o XE Currency te ajuda com isso! Nós recomendamos!


Não pense que ele ajuda só no momento de comprar as moedas para levar, mas imagine estar na frente de uma loja e querer comparar quanto aquele tênis custaria aqui. Muitas vezes podemos ser enganados pela ilusão de uma blusinha custar só £20, na real, se convertermos ela seria R$ 100 aqui, o que não é lá tão diferente assim!

O app foi muito útil durante nossa viagem à Praga, já que lá eles não usam o Euro, e sim a Coroa Tcheca. Não tínhamos noção alguma de conversão rápida, e o app foi salvação!


3) PARA GUARDAR DOCUMENTOS E FOTOS: DROPBOX

Quando viajamos, levamos todas as reservas de hotéis, aluguéis de veículo, passagens de ônibus e trens impressas. Porém, por segurança, também digitalizamos tudo e deixamos "na nuvem", para o caso de emergências. Já testamos o One Drive (Microsoft), ICloud (IOS) e até mesmo o Evernote (ocupa espaço demais no celular!), mas preferimos ficar com o Dropbox.

Ele tem uma interface bem amigável e é facinho pra sincronizar, além de fazer upload das fotos em segundo plano (enquanto isso, dá pra ficar vendo o feed do Facebook!).


Em comparação aos outros, o espaço de armazenamento não é ruim, não demora para fazer upload e não pesa no celular.Assim como os outros, dá para acessar online também através de computador/notebook e visualizar os arquivos, além de poder dar acesso para que alguém também possa incluir ou modificar a pasta específica.

4) PARA NÃO SE PERDER

Vamos para os programas de mapas!

4.1 CITYMAPPER

O citymapper ajuda com o transporte público nas maiores cidades do mundo. Funciona assim: você coloca onde está e para onde vai e pronto! O melhor jeito de chegar está na tela do seu celular! É tão simples que parece mentira. Não é. Nós recomendamos.


Por exemplo, colocamos para chegar do aeroporto de Stansted (Londres) ao lugar que vamos ficar. Ele dá todos os metrôs e ônibus, e ainda tem a opção de um alarme para apitar quando chegar no ponto para descer. É mais fácil do que perguntar ao cobrador!

O lado ruim é que ele só funciona mesmo em cidades grandes e capitais. No Brasil, por enquanto, só em São Paulo.


4.2 CITMAPS

O Citymaps é um aplicativo em que você pode salvar o mapa de uma cidade para possível consulta offline. É ótimo para aquelas pessoas que não pretendem comprar um chip novo e só querem usar o WIFI do local em que está hospedado, e durante o turismo pela cidade, não terão acesso à internet.


Como funciona: após baixar o app, se escolhe a cidade e então, ele baixará o mapa dela - para isso, é preciso ter conexão. Após ter baixado tal mapa, pode-se usar o app offiline, só necessitando de conexão novamente se precisar baixar mapa de outra cidade.

O app foi extremamente útil em nosso último mochilão pela Europa, principalmente em Amsterdam. Não tínhamos internet 3G no celular, o Googlemaps não carregava, os mapas eram confusos (muito canal e ponte pra uma cidade só!) e depois que baixamos ele, ficamos mais tranquilos.

4.3 WAZE

E o último app de localização é o famoso Waze, sim ele mesmo. Muito famoso já no Brasil, por ajudar em tempo real com o transito, ele é atualizado também pelos usuários, que informam se há acidente, mal tempo e até mostra quantos quilômetros de congestionamento há pela frente. Definitivamente, um dos melhores GPS, se não for o melhor!




5) PARA TRILHA SONORA - SPOTFY

Programa de música que conta com os mais variados artistas, playlists e gostos. Tem musica pra tudo, até para aquele jantar a luz de vela com o seu love! Já testamos outros, como o Deezer, mas no fim ficamos só com ele.

Há as playlists compartilhadas e até sugeridas pelo aplicativo, com temas diversos (por exemplo, num dia de chuva aparece uma "músicas para dia de chuva" e por aí vai). Para quem é mais preguiçoso, nem há necessidade de criar uma playlist em si!



O lado ruim é que no modo gratuito não há a possibilidade de escolher uma música em si (somente ouvir a playlist selecionada) e 5 pulos de música, o que chega a ser chato - além das propagandas (para computador, é possível fazer tudo isso sem precisar ser assinante!).

Para nossa próxima viagem, já montamos uma playlist e vamos assinar o Premium antes de viajarmos, pois sendo assinante há a possibilidade de ouvir as músicas mesmo offline (e deixando o cel um pouco mais pesado).


Todos os apps acima são gratuitos e disponíveis para ambas as plataformas (IOS/Android). Lembrando que não estamos fazendo propaganda, apenas auxiliando aqueles que vão viajar e não tem costume de utilizar aplicativos.



Bom pessoal, por hoje é isso!

Alguém aí tem uma dica boa de programa para usarmos durante a viagem? Deixe seu comentário e nos ajude :)

Até logo galerinha!

3 comentários:

  1. Da série "meus vícios estranhos": adoro mapas! Onde tiver mapa eu cutuco, já tive pequenas coleções e hoje em dia viajo no google maps. Já até fui numa ilha muito legal na Austrália hahahaha. Vou experimentar esses apps, amei as dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa!

      Espero que tenha usado e gostado dos Apps! Assim que tiver testado, nos manda seu "fi di bec"

      :)

      Excluir
  2. Sim :D
    Agora preciso falar da MINHA parte de organização: o caderninho com todas as infos escritas, caso a internet nos deixe na mao! :P
    ta chegandooooooooo!

    <3

    ResponderExcluir